CEOs mudam prioridades em função do digital

O crescimento das empresas ocupa o primeiro lugar na lista de prioridades dos CEOs, tanto para este ano como para o próximo. Um inquérito realizado pela Gartner mostra, porém, que as dificuldades inerentes ao crescimento estão a levar os executivos a concentrar os seus esforços em melhorias estruturais, de modo a garantir que as empresas estão preparadas para a revolução digital.

«Embora o crescimento permaneça a principal prioridade dos CEOs, houve uma queda significativa», avança Mark Raskino, vice-presidente e fellow na Gartner: as menções a esta prioridade caíram de 58% em 2017 para 40% este ano. «Isto não significa que os CEOs estão menos focados no crescimento. Em vez disso, mostra que estão a mudar a sua perspectiva relativamente a como lá chegar», acrescenta o mesmo responsável.

Quando questionados sobre as suas cinco principais prioridades, o número de CEOs que mencionou a palavra digital pelo menos uma vez aumentou de 2,1% em 2012 para 13,4% em 2018. Além disso, 61% dos inquiridos pretende aumentar os gastos em tecnologia este ano.

Na lista de prioridades, a categoria “Corporate” surge em segundo lugar – aqui incluem-se novas estratégias, parcerias corporativas, fusões e aquisições. Tecnologia de Informação (IT) aparece logo a seguir, com destaque para a transformação digital.

De assinalar ainda as preocupações com a força laboral. De acordo com o mesmo inquérito, os colaboradores subiram do sétimo para o quarto lugar devido às dificuldades em encontrar e reter talento.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest