Produção automóvel em Portugal salta 88,9%

Entre Janeiro e Março deste ano, a produção automóvel no mercado português registou um aumento de 88,9%: no total, precisamente 72.347 veículos saíram das fábricas prontos a serem conduzidos.

De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), a subida acentuada é justificada pela produção de ligeiros de passageiros, que apresenta um crescimento de 133,9% em relação ao período homólogo de 2017. Os ligeiros de mercadorias apresentam um aumento mais modesto (+4,8%) e os veículos pesados uma quebra (-29,1%).

Considerando apenas o mês de Março, a ACAP aponta para uma evolução positiva de 61,9% na produção automóvel, com destaque para os ligeiros de passageiros (+93,8%). Os ligeiros de mercadorias mantiveram o mesmo nível de produção (+0,9%) e os veículos pesados caíram (-26,3%).

A ACAP avança, ainda, que a informação estatística do primeiro trimestre “confirma a importância que as exportações representam no sector automóvel”: 96,5% dos veículos fabricados neste período seguiram para mercados externos.

A Europa continua a ser o destino líder, chamando a si 95,1% do total das exportações. Alemanha, França, Espanha e Itália são os principais países importadores. No segundo lugar do top de regiões que mais recebem automóveis fabricados em Portugal está a China (3,3%).

Recomendar
  • gplus
  • pinterest