Colunas inteligentes superam smartphones em casa

Há alguns anos, o computador e o telemóvel começaram a competir com a televisão pela atenção dos consumidores em casa. Agora, é a vez de o smartphone ser desafiado pelas colunas inteligentes, dispositivos que integram assistentes de voz como a Alexa da Amazon. De acordo com a Accenture: 66% das pessoas que já têm em casa um assistente de voz usa cada vez menos os seus telemóveis.

O estudo “Time to Navigate the Super Myway: Giving Consumers Exactly What They’re Looking For” indica, ainda, que 64% destes consumidores usa menos os smartphones para entretenimento e 58% recorre menos a estes dispositivos para pesquisas de informação geral. Recorde-se que as colunas inteligentes permitem, entre outros, reproduzir música, ligar e desligar o aquecimento central e luzes, pesquisar notícias, saber a previsão meteorológica ou os resultados do jogo de ontem – desta forma, podem substituir facilmente o telemóvel em alguns casos.

«Os assistentes de voz digitais estão a ganhar terreno aos smartphones, enquanto centro de controlo das acções dos utilizadores», resume Eduardo Fitas, vice-presidente e responsável pela área de Comunicações, Media e Tecnologia da Accenture Portugal.

No que diz respeito às previsões de comercialização de assistentes digitais de voz, a Accenture aponta para uma duplicação em relação ao ano anterior: dois terços dos consumidores inquiridos a nível mundial confirmam estar interessados em adquirir/já utilizam um dispositivo deste tipo.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest