Mazda e Toyota vão fabricar automóveis juntas

A Mazda e a Toyota vão avançar com a formação de uma joint-venture, designada formalmente Mazda Toyota Manufacturing USA (MTMUS). O objectivo é dar início à produção conjunta de automóveis em 2021, na cidade norte-americana de Huntsville, no estado de Alabama.

A fábrica, cuja construção arranca apenas no próximo ano, apresentará uma capacidade anual de 300 mil unidades. Deste total, 150 mil dizem respeito a um novo crossover da Mazda e outros 150 mil a novas unidades do modelo Corolla da Toyota.

Em comunicado, as duas empresas avançam que as novas instalações implicarão um investimento de 1,6 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) e que levarão à criação de 4 mil postos de trabalho.

Masashi Aihara, director executivo da Mazda e presidente da MTMUS, garante que «não irão apenas produzir automóveis de qualidade», vão também «criar uma fábrica em que todos os empregados terão orgulho em trabalhar e, dessa forma, contribuir para um maior desenvolvimento da economia local e da indústria automóvel».

Já Hironori Kagohashi, director-gelra executivo da Toyota e vice-presidente da nova joint-venture, lembra que a nova fábrica será a 11.ª unidade de produção da Toyota nos EUA. «Estamos empenhados em criar uma fábrica altamente competitiva e em produzir veículos com a melhor qualidade para os nossos clientes, combinando, para o efeito, a elevada experiência de produção da Toyota e da Mazda e alavancando as sinergias da joint-venture», conclui, em comunicado.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest