Os melhores conselhos de Gestão – Gonçalo Barral

O que vale um conselho? Como determina decisões? E se for um concelho de gestão, dos que se recebe, ajudam a deixar legado? Qual o seu real valor? A Executive Digest foi ouvir 10 gestores de topo de áreas como tecnologia ou indústria farmacêutica, hotelaria e indústria alimentar e chegou à conclusão de que há, sempre, uma nota que se retém, uma frase que fica, um conselho que se ouve e agrega.

Gonçalo Barral, Essilor Portugal: «Dar sempre o extra mile e saber respeitar as pessoas»

Questionado sobre o melhor conselho de gestão já recebeu, Gonçalo Barral opta por uma resposta em inglês: «Go hard on the issue and soft on the people». De acordo com o profissional, esta expressão tornou-se um farol que utiliza para não perder de vista as prioridades na hora de tomar decisões.

«O facto de concentrarmos energias na solução do desafio que temos e não na pessoa ou pessoas implicadas, dá-nos liberdade e confiança maior na decisão, evita potenciais injustiças por precipitação, promove a aprendizagem e incentiva a inovar e liderar a mudança. Não há pior do que equipas que não inovam por medo das reacções dos líderes.»

Este artigo foi publicado na edição de Fevereiro de 2018 da revista Executive Digest.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest