Exportações atingem melhor valor de sempre

As exportações portuguesas verificaram um aumento significativo no ano passado, tendo apresentado um crescimento de 10,1% em relação ao ano anterior. Em 2016, a subida tinha sido de apenas 0,8%, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) indica que os resultados obtidos representam, tanto em termos de valor como de peso no PIB, os melhores números desde que há registo. “São dados que demonstram o esforço significativo das empresas no seu processo de internacionalização e, simultaneamente, o enorme reconhecimento da qualidade dos seus produtos pelos mercados internacionais”, refere a associação.

Destaque para as vendas para fora da União Europeia, que cresceram cerca de 15%: Estados Unidos da América, Angola, Brasil e China foram os principais mercados.

Por outro lado, a AEP destaca como aspecto menos positivo o agravamento do défice da balança de bens em 23,4%. A justificação estará no aumento das importações (12,5%) acima das exportações, ainda que a compra de bens de equipamento no estrangeiro tenha sido ditada pela necessidade de investimento.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest