Mário Centeno é o novo presidente do Eurogrupo

Mário Centeno foi eleito presidente do Eurogrupo, ainda que não tenha assegurado o lugar logo na primeira volta de votações. O ministro das Finanças de Portugal sucede a Jeroen Dijsselbloem no cargo, assumindo as novas funções no dia 14 de Janeiro do próximo ano.

Mário Centeno acumulará o novo cargo com aquele que desempenha actualmente, sendo que o mandato de presidente do Eurogrupo será de dois anos e meio. A primeira reunião a que presidirá está marcada para 22 de Janeiro.

Em conferência de imprensa após a eleição, Mário Centeno assegurou que o resultado da votação não mudará nada na política interna de Portugal. Em declarações reportadas pelo Expresso, afirma ainda: «Temos um conjunto de compromissos em Portugal que não são de todo colocados em causa com esta eleição. Como já referi, o que ganhámos foi a capacidade e possibilidade de trazer para esta arena um conjunto de princípios que são do Partido Socialista, que estão no programa de Governo e que em nada prejudicam a governação que está acordada com os parceiros parlamentares.»

Recomendar
  • gplus
  • pinterest