Morreu Belmiro de Azevedo

Belmiro de Azevedo faleceu hoje, aos 79 anos, de acordo com informações avançadas pela RTP. O antigo chairman da Sonae estava internado na CUF do Porto desde a passada segunda-feira.

Nascido em Marco de Canaveses e licenciado em Engenharia Química, liderou a Sonae desde 1974 até Abril de 2015, altura em que passou a pasta ao filho, Paulo Azevedo. Em comunicado, a Sonae confirmar o falecimento de Belmiro de Azevedo e afirma que o «seu carácter empreendedor único o levou a criar e expandir negócios, gerir com rigor e criatividade, internacionalizar, investir na abertura do mercado de capitais, ser percursor do relevo da sustentabilidade nas empresas, apostar na formação e criar um estilo único de liderança que faz da Sonae uma reconhecida escola de gestores em Portugal».

Belmiro de Azevedo era, em 2016, o quarto português mais rico do mundo e o 1100.º a nível global, de acordo com o ranking da Forbes desse ano. Iniciou a sua carreira na Sonae aos 26 anos, em 1965, quando assumiu a função de director de Investigação e Desenvolvimento.

Durante a sua carreira, foi membro do European Union Hong-Kong Business Cooperation Committee, Clube México-Europa 2000 e do senado na Universidade do Porto, entre outros.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest