Nobel da Economia para Richard H. Thaler

O Prémio Nobel de Economia será entregue, este ano, a Richard H. Thaler, professor na Universidade de Chicago e considerado um dos pais da economia comportamental. Foi, de resto, o seu contributo nesta área das ciências económicas que levou a Royal Swedish Academy of Sciences a distinguir o académico.

De acordo com a academia, Richard H. Thaler incorporou no estudo e análise do processo de decisão o lado psicológico do consumidor. Racionalidade limitada, preferências sociais e falta de auto-controlo são alguns dos conceitos explorados e desenvolvidos pelo vencedor do Prémio Nobel.

“Na sua totalidade, as contribuições de Richard Thaler construíram uma ponte entre as análises económicas e psicológicas da tomada de decisão individual. As suas descobertas empíricas e conclusões teóricas têm sido instrumentais na criação de um novo e em rápido crescimento campo da economia comportamental, que tem tido uma impacto profundo em várias áreas da investigação e política económica”, escreve a academia, em comunicado.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest