Cinco maiores ligas de futebol com receitas de 13 mil milhões

As receitas do mercado europeu de futebol rondaram os 25 mil milhões de euros, na época 2015/16. De acordo com dados da Deloitte, as cinco maiores ligas (Bundesliga, La Liga, Ligue 1, Premier League e Serie A) excederam os 13,4 mil milhões de euros.

O “Annual Review of Football Finance” indica ainda que este valor duplicou na última década, fruto dos novos acordos de transmissão. Dan Jones, partner da Deloitte na área de Sports Business, afirma que «as receitas dos contratos de transmissão foram responsáveis por quase metade do total de receitas das cinco maiores ligas».

Os direitos na Alemanha, Itália e Espanha combinados com o início de mais um ciclo da UEFA são os responsáveis pelo crescimento de 12% (mais 1,4 mil milhões de euros) nas receitas das cinco principais ligas.

A dimensão total do mercado de futebol europeu é, agora, de 24,6 mil milhões de euros. O mesmo estudo aponta para uma subida de 13% face à época de 2014/15. «O crescimento nas receitas dos direitos de transmissão tem garantido aos clubes líderes europeus as condições para investirem em talentos e instalações desportivas, atingindo níveis recorde», comenta o mesmo responsável.

Tudo isto apesar de as despesas salariais agregadas das ligas em questão terem aumentado 10%, ascendendo a 8,2 mil milhões de euros em 2015/16.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest