Banco de Portugal aponta comprador para Novo Banco

A Lone Star, empresa norte-americana de private equity com escritórios em 10 países, é a favorita à compra do Novo Banco. A preferência é expressa pelo Banco de Portugal num comunicado onde afirma que “com base nos elementos disponíveis”, o “potencial investidor Lone Star é a entidade mais bem colocada para finalizar com sucesso o processo negocial tendente à aquisição das acções do Novo Banco”.

De acordo com esta conclusão, o BdP decidiu convidar a Lone Star para um “aprofundamento das negociações”. A instituição bancária acredita que este candidato é o que melhor assegura os objectivos traçados para a venda do Novo Banco, e que passam por estabilizar o sistema financeiro e reforçar a confiança no futuro do mesmo.

Ainda assim, o regulador encontra algumas condicionantes às negociações com a Lone Star, citando um potencial impacto nas contas públicas.

O BdP alerta ainda para o facto de que a preferência dada à Lone Star não “exclui a melhoria das propostas dos restantes potenciais investidores que entregaram propostas”. Ao todo, foram enviadas cinco para a compra do Novo Banco: Lone Star, Apollo, China Minsheng Financial, Banco Comercial Português e Banco BPI.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest