Estamos a crescer! Pois estamos!!!

Por Ricardo Florêncio

Estamos a crescer! pois estamos! e pelos dados que temos, vamos continuar a crescer, pois é essa a tendência que nos transmitem os diversos indicadores

Será este crescimento sustentável no médio prazo? Pois talvez ninguém tenha esta resposta. Uma boa quota do nosso crescimento advém do turismo e das nossas exportações. É certo que vivemos um tempo de crescimento global, como há muito não se via. À nossa volta, as economias crescem e de imediato esse efeito sente-se na nossa economia com o aumento das exportações e de consumo dos nossos produtos. Mas há outro dado extremamente interessante e importante. Não há muito tempo, escondia-se a origem da produção, se esta ocorresse em Portugal. Hoje esse factor é reconhecido como diferenciador. No calçado, nos têxteis, nos vinhos e azeites, e mesmo em áreas tecnológicas, entre outros, somos hoje, claramente, uma referência de qualidade a nível internacional.

Quanto ao turismo, é de aproveitar a onda de entusiasmo que se sente por Portugal. Vêm de diversas geografias, de várias idades, com diferentes objectivos, com tempos de permanência muito distintos. Os que nos visitam para um fim-de-semana, para umas férias de uma semana até aqueles que escolhem Portugal para viver.

É também verdade que há situações que merecem a nossa melhor atenção, pois nem tudo está a ir na melhor das direcções. Atente-se que a dívida pública não pára de subir.

Mas todos devemos fazer um esforço no sentido de alavancar e dar continuidade a esta onda de optimismo e crescimento.

Editorial publicado na edição de Junho de 2017 da revista Executive Digest

Recomendar
  • gplus
  • pinterest