Transacções de petróleo e gás subiram 200%

Entre Janeiro e Abril deste ano, o número de transacções que envolveram a aquisição de participações em empresas do sector de Petróleo e Gás, em Portugal, aumentou 200%, face ao ano anterior. Dados do Insight TTR indicam que a maior operação anunciada neste período diz respeito ao acordo definitivo assinado pela EDP para a venda da Naturgas Energía Distribución a um consórcio de investidores internacionais por 2,59 mil milhões de euros.

No acumulado do ano e tendo em conta todos os sectores, Portugal contabiliza 121 operações no valor de 9,1 mil milhões de euros, mais 297% do que no período homólogo anterior. Relativamente ao mês de Abril em concreto, o número de fusões e aquisições no País cresceu 39%, num total de 25 transacções. Destas, 11 revelam os seus valores, somando 726 milhões de euros e superando em 86% o montante verificado em Abril do ano passado.

O sector Eléctrico foi o que mais se destacou em Abril, com cinco transacções a ter lugar. Seguem-se as áreas do Imobiliário, Tecnologia, Distribuição e Retail e Financeiro e Seguros.

Em termos de operações cross-border inboud, registaram-se 40 operações no mercado português, nos primeiros quatro meses do ano. Espanha é o país que mais empresas adquiriu em Portugal, neste período, tendo investido 872 milhões de euros.

Por outro lado, o cenário outbound “está pouco movimentado”, segundo o mesmo relatório. Portugal fez quatro investimentos no exterior: duas em Espanha, uma na Grécia e outra no Reino Unido.

Em Abril, verificaram-se ainda cinco transacções de private equity e duas de venture capital.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest