Portugal lidera consumo de vinho por habitante

Portugal é o país com maiores níveis de consumo de vinho por habitante, a nível mundial: 54 litros anuais por pessoa. Seguem-se França (51,8), Itália (41,5), Suécia (41) Suíça (40,3), Bélgica (31,6), Argentina (31,6), Alemanha (29,3) e Austrália (27).

Já no que diz respeito à exportação em quantidade, Portugal surge na nona posição, com 2,8 milhões de hectolitros. Os dados são da International Organization of Vine and Wine (OIV), citados pelo El Economista, referentes ao ano passado.

Em todo o mundo, a procura por vinho subiu 0,4% para 242 milhões de hectolitros. A produção, por seu turno, caiu 3% para 267 milhões de hectolitros. O mesmo estudo indica como principal razão as condições climáticas pouco favoráveis nos países produtores, especialmente no hemisfério Sul (Chila, Argentina, Brasil). Os principais países produtores são Itália (+2%), França (-7%) e Espanha (+4%).

O comércio internacional de vinho recuou 1,2% para 104 milhões de hectolitros, revela ainda a OIV. Porém, em termos de valor, registou-se uma subida de 2% para 29 mil milhões de euros.

A superfície de vinha manteve-se estável com 7,5 milhões de hectares, ainda que a OIV destaque o crescimento em países como a China, que acrescentou 17 mil hectares.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest