CaixaBank compra BPI e Fernando Ulrich deixa a presidência

O CaixaBank passa a contar com 84,52% do BPI, após ter fechado, ontem, a aquisição de uma participação de 39,02% do capital social do banco, em resultado de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA). O CaixaBank já detinha 45,5% do capital.

À luz desta mudança, Fernando Ulrich informou o Conselho de Administração do BPI que vai abandonar o cargo de presidente da Comissão Executiva, sendo acompanhado pelos vogais Maria Celeste Hagatong e Manuel Ferreira da Silva. Pablo Forero, actual director-geral do CaixaBank, cuja equipa integra desde 2009,, será o nome que se segue à frente do banco. Anteriormente, Pablo Forero trabalhou 11 anos em Londres na JP Morgan Asset Management.

Também Artur Santos Silva, actual presidente do Conselho de Administração, comunicou que não pretende manter a sua posição no próximo mandato.

Na próxima assembleia-geral de accionistas, marcada para 26 de Abril, o CaixaBank deverá propor que Artur Santos Silva passe a presidente honorário do BPI, além de presidente de uma nova comissão do Conselho de Administração dedicada ao tema da responsabilidade social. Já Fernando Ulrich será proposto enquanto presidente do novo Conselho de Administração, que deverá ter Pablo Forero e António Lobo Xavier como vice-presidentes.

 

Recomendar
  • gplus
  • pinterest