Crescimento e Financiamento!!

Por Ricardo Florêncio

Decorreu no passado dia 7 de Novembro, a 11.ª conferência da Executive Digest, que teve lugar no ISEG, subordinada ao “Crescimento e financiamento da nossa economia”.

É um tema que tem marcado a agenda económica, política e mesmo social. Nos últimos anos, 15 anos, o crescimento da nossa economia global tem sido ténue, muito ténue mesmo. Ao longo de todos estes anos, muito se perspectivou, muito se prometeu, muito se vaticinou, infelizmente pouco se concretizou. Não temos sido capazes, como um todo, como País, de fazer crescer a nossa economia. Contudo, este é o panorama global.

Pois, numa análise individual, houve várias empresas, organizações, que apresentaram desenvolvimentos fantásticos e resultados brilhantes, mostrando assim que é possível. Mas infelizmente, em média, a evolução do PIB mostra que não temos crescido o que devemos, e mesmo, o que podemos. E muitas vezes coloca-se a responsabilidade deste não crescimento na descapitalização das empresas, na inexistência de capital para financiar as empresas, a economia. E assim, também muito se falou sobre as questões de financiamento das empresas. Contudo, nunca como hoje, os bancos tiveram tantos fundos e liquidez para financiar as empresas. As taxas de juros também nunca foram tão baixas como estão hoje. O que é necessário é que os projectos apresentados sejam viáveis e rentáveis, e que as empresas apresentem e demonstrem a confiança necessária para que se possa investir. Além do mais, existem muitas outras formas das empresas se financiarem.

Então o que falta? Muitas vezes, faltam é projectos e planos credíveis, que reúnam a confiança necessária para atrair o investimento nacional, e dada a escassez deste, captar os investidores estrangeiros. Em conclusão, e como foi muito bem referido durante esta Conferência, há que estabilizar o sector bancário, reestruturar o tecido empresarial, diversificar as fontes de financiamento e captar o investimento externo.

Editorial publicado na edição de Dezembro de 2016 da revista Executive Digest

Recomendar
  • gplus
  • pinterest