egpupbsass_rightA estratégia de comercialização desenvolvida pelos alunos do The Magellan MBA da EGP-UPBS, João Ferreira e Joaquim Valente, alcançou o 1.º lugar com o projecto de VinePAT, no Cockrell School of Engineering Championship da Idea to Product (I2P®) Global Competition, realizada na Universidade do Texas em Austin, nos dias 5 e 6 de Novembro.

A tecnologia do projecto VinePAT, que permite a gestão optimizada das vinhas, garantindo a qualidade das uvas, foi desenvolvida por investigadores da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, da Universidade do Minho e do Laboratório Nacional de Energia Geofísica. Aos MBAs da EGP-UPBS coube o desenvolvimento de um plano de negócios que permitisse a comercialização dessa ideia de forma sustentável.

O plano de negócios desenvolvido pelos dois MBAs da EGP-UPBS foi, assim, construído para potenciar a comercialização do sistema de recolha e análise de dados que visa permitir aos viticultores o controlo da qualidade de uvas que produzem, decidir quais os tratamentos a aplicar durante a sua fase de desenvolvimento e qual a melhor altura para a vindima. A equipa estima um investimento inicial de 1 milhão de euros, atingindo o break-even ao fim de 6 anos, altura em que a facturação atingirá 6 milhões de euros e o EBITDA os 2,1 milhões de euros. Em cinco anos, os responsáveis do projecto prevêem a entrada nos mais importantes mercados de vinho mundiais e a conquista de 10% de quota do mercado potencial. O VinePAT foi destacado de entre os 18 projectos internacionais em concurso, por ser a melhor e mais sustentada ideia de negócio. O potencial de crescimento do negócio assenta, segundo os alunos da EGP-UPBS, numa certeza: a viticultura de precisão é uma necessidade cada vez mais premente pela pressão de aumentar as margens de produção e tornar mais eficiente a gestão dos recursos naturais disponíveis. O protótipo está já em teste na maior produtora mundial de vinho do Porto e da Madeira, a Symington Family Estates e prevê estar finalizado para comercialização dentro de 19 meses.

O projecto VinePAT integrou o programa COHiTEC 2010 e participou na prestigiada Idea to Product (I2P®) Global Competition em representação da COTEC Portugal. Os quatro alunos integraram uma equipa tutorada pelo director da Act da Cotec, Pedro Vilarinho e competiram com um total de 18 equipas de 8 países e de escolas tão prestigiadas como a Penn State University, Georgia Institute of Technology, University of Illinois ou Stockholm School of Entrepreneurship.

Sobre as competições Idea to Product (I2P®)

As competições Idea to Product (I2P®)o um conjunto de concursos de planos de comercialização de tecnologia early-stage, disputados em diferentes regiões do globo, que visam a identificação de oportunidades de negócio suportadas em conceitos de produtos únicos obtidos a partir de tecnologias inovadoras e dirigidos a mercados claramente definidos. O objectivo das competições é o de incentivar os participantes a criar ligações entre as tecnologias emergentes e as necessidades do mercado, essencial para apoiar etapas posteriores da sua comercialização. Pelo menos uma equipa em cada uma das 13 anteriores competições locais e globais realizadas na Universidade do Texas em Austin conseguiu financiamento para a investigação ou criou um negócio.

Sobre a EGP-UPBS

A EGP – University of Porto Business School resulta dos 20 anos de experiência em formação para executivos enquanto ISEE (1988-2000), da EGP (2000-2008) e, mais recentemente, da fusão da EGP com o ISFEP (2008).

É uma escola de negócios dedicada ao ensino pós-graduado e à formação avançada em gestão, uma missão que complementa com a aposta na investigação aplicada e na prestação de serviços às empresas.

Tem como produtos de referência o MBA Executivo e o The Magellan MBA (acreditados pela Association of MBAs) e uma vasta oferta em cursos de pós-graduação em áreas de especialização, desenvolvidas para responder às necessidades de formação em gestão de diferentes sectores de actividade. Para além destes programas de duração anual, a EGP-UPBS oferece ainda um leque de programas de alta direcção, cursos de curta e média duração e programas de formação à medida, destinados a executivos.  

Site: www.egp-upbs.up.pt

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo