e00008130Pode-se tornar numa alavanca estratégica na progressão da carreira profissional e na obtenção de remunerações atractivas. Um Master of Business Administration (MBA), curso de natureza profissionalizante, proclama a especialização de conhecimentos e competências na área de gestão e administração de empresas.

O GMAT – Graduate Management Admission Test – e o Toefl – Test of English as a Foreign Language – ou o Ielts – International English Language Testing System – são as chaves de entrada nos Masters. Para efeitos de selecção, também, há que ter em conta, a experiência profissional (com preferência no âmbito da gestão de empresas), o percurso académico (com destaque para qualificações de base em gestão, economia, engenharia ou informática), as entrevistas pessoais, as referências e cartas de recomendação. Há, ainda, que ter em atenção a capacidade financeira – já que as propinas de um MBA são por norma elevadas – o tempo e as exigências ao nível intelectual.

 

Exames de admissão

A admissão nos MBA, por norma, implica a realização do GMAT e a obtenção de uma pontuação que corresponda aos requisitos. Este teste mede as competências de escrita analítica, verbais e matemáticas adquiridas ao longo do percurso académico e profissional dos candidatos. O teste é realizado em inglês, com a duração de cerca de quatro horas. A primeira secção do exame consiste na escrita analítica que inclui um comentário a um texto e a análise a um argumento, cada um com uma duração de 30 minutos. Após um intervalo de 10 minutos, segue-se a segunda parte de 75 minutos, referente às competências quantitativas, composta por 37 questões de escolha múltipla de dois tipos: “data sufficiency” e “problem solving”, de forma a avaliar as capacidades analíticas e de compreensão de problemas matemáticos, aritméticos e de geometria. Segue-se um intervalo opcional de 10 minutos e começa-se a última secção, a verbal, constituída por 41 questões de escolha múltipla de três tipos: compreensão na leitura, raciocínio crítico e correcção de frases, também com a duração de 75 minutos.

O exame custa cerca de 200 euros e é válido ao longo de cinco anos. A realização e cálculo das notas obedecem a rigorosos critérios, permitindo uma avaliação fiável e eficiente. Considerado de extrema dificuldade, o GMAT exige uma grande preparação. Feito por computador o grau de dificuldade das perguntas vai aumentando ou diminuindo consoante o nível de respostas de cada candidato. O GMAT tem um site oficial (www.mba.com), onde é possível fazer o download de um software de preparação para o teste, marcar o exame na data mais conveniente e comprar livros adequados. Em Portugal, existem dois únicos locais para a realização do GMAT, o Galileu (Lisboa) e o CESAE (Porto). Há, ainda, a possibilidade de frequentar cursos de preparação, disponibilizado por algumas escolas.

Paralelamente, e tendo em conta que a Língua Inglesa é o diapasão comum no mundo dos negócios e por apresentarem uma forte componente de materiais e aulas nesta língua há outro teste de avaliação: o Toefl ou Ielts. O primeiro caso é reconhecido por cerca de 6 mil instituições em 110 países, sendo uma das opções disponíveis para a avaliação do domínio da Língua Inglesa e com monitorização de habilitações de leitura, audição, conversação e escrita, as mesmas asseguradas também pelo Ielts. A nota do Toefl é válida por apenas 2 anos. O preço do Toefl é de 120 euros. Através da página oficial (www.toefl.org), acede-se à lista dos centros de exame e às datas disponíveis em Portugal e no mundo.

 

 

Alguns contactos de escolas para a preparação do GMAT e Toefl:

Instituto Português de Línguas

Rua da Misericórdia nº 76 2º sala 213

1200 – 273 Lisboa

Tel.: 21 343 18 88 e 21 321 02 96

Fax: 21 343 18 88

E-Mail: iplinguas@mail.telepac.pt

 

Americonsulta – American Educational Services

Tel.: 21 849 25 58

Fax: 21 343 18 88

E-Mail: americonsulta@sapo.pt

 

American School of Languages

 Av. Duque de Loulé, 22 – 1º
1050-090 Lisboa

Tel.: 21 314 60 00

Fax: 21 314 60 07

Website: americanschooloflanguages.com

 

Locais de Exames (GMAT):

Lisboa – Galileu, Rua dos Lusíadas, 9 – 1º Frente, Alcântara Palace

Tel.: 213612200

 

Porto – CESAE, Rua Ciríaco Cardoso nº186

Tel.: 226195200

 

 

Passos a ter em conta

1 Definir os objectivos que se pretendem atingir com o MBA

2 Escolher o MBA que melhor se ajusta aos objectivos de carreira traçados

3 Ter em conta: o corpo docente, a escola e os antigos alunos

4 Ter consciência do próprio know-how e capacidades reais

5 Visitar feiras de MBA (ver nota), falar com pessoas que sejam graduadas com um Master, consultar a publicação anual do Financial Times e informação na internet

6 Analisar todos os custos envolvidos (propinas, material, viagens)

7 Gerir o tempo

8 Preparar-se para os testes de admissão: GMAT e Toefl

 

NOTA:

Feiras MBA:
As Feiras permitem que os candidatos conheçam pessoalmente os responsáveis pela admissão aos MBA e assim obterem uma ampla variedade de informação sobre o conteúdo dos programas, os custos e a duração, bem como as possibilidades de ajuda financeira e projecção profissional.
De um modo geral, o alinhamento inclui também conferências, que abrangem vários temas, como a escolha do curso e do instituto de formação adequado, o financiamento de um MBA ou a realização da prova GMAT.
E permite, ainda, a optimização de tempo, a redução de custo na pesquisa e cria a oportunidade de conhecer pessoas, empresas e escolas adequadas.

 

MBA Gym:

Sob a chancela da Financial Times, o MBA Gym, criado em Julho de 2007, é um site onde os candidatos a um MBA podem testar virtualmente as suas capacidades e conhecimentos. Para isto basta aceder ao www.mba.gym, registar-se e escolher a temática que lhe interessa, entre 13 programas de exercícios relacionados com áreas específicas, como Estratégia Internacional, Gestão de Risco, Marketing, Liderança, Empreendedorismo.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo